Notícias/Atividades 2012-2013

ANO LETIVO 2012 – 2013

 

 

18 de junho – À descoberta da BE – 1.º Ciclo

 

Na biblioteca da EBS, realizou-se uma atividade de descoberta do funcionamento da BE, destinada aos alunos do 1.º Ciclo (todos os anos), das escolas de Carvalhos e Chães.

Foi apresentada Classificação Decimal Universal (CDU) e a organização dos livros nas estantes. De seguida, os alunos realizaram, em grupo, um desafio de localização de documentos, a partir de títulos de livros e respetivas cotas. A atividade, dinamizada pelas professoras bibliotecárias, decorreu como um jogo, havendo, no final, equipas vencedoras.

 

À descoberta da BE

 

 

12 de junho  – Poemas Soltos – 9.ª edição

 

Decorreu, no dia 12 de junho, às 21h00, a 9.ª edição da entrega de prémios do concurso Poemas Soltos, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, tendo o nosso Agrupamento recebido dois segundos prémios.

O Pavilhão estava cheio para assistir à cerimónia, abrilhantada com a presença do Senhor Presidente da Câmara de Gondomar, Major Valentim Loureiro, do Sr. Vereador da Cultura, do Sr. Vereador do Ambiente e da Senhora Coordenadora Interconcelhia (das bibliotecas). O espetáculo conteve ainda momentos de dança e de canto, bem como a declamação dos poemas vencedores.

O nosso Agrupamento esteve representado pela Assessora da Direção Executiva, professora Julieta Rosmaninho, e pelas Coordenadoras das Bibliotecas, Natividade Santos e Isabel Teixeira.

Os alunos premiados foram Rafael Cardoso, do 3.º ano da escola EB 1 de Branzelo, com o poema “Uma boa lição” e Diogo Moutinho do 8.º B, da EBS, com o poema “Definições”, ambos com o segundo prémio nas respetivas categorias. Para o Agrupamento veio também uma menção honrosa, para Fátima Vieira, do 6.º E, que escreveu o poema “Sorriso”.

Os poemas referidos foram todos publicados num livro que foi distribuído aos alunos no fim do evento. Nele ainda se podem ler dois poemas escritos por alunas deste Agrupamento: “Piratas”, de Diana Vieira, do 5.º D, e “Poemas soltos”, de Débora Sousa, do 4.º ano da EB de Cimo de Vila.

Poemas Soltos - Diogo MoutinhoPoemas Soltos Poemas Soltos - Rafael Cardoso

 23 de abril – Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Vídeo – em tom humorístico – sobre a “tecnologia” do livro (em Castelhano)

Saber mais sobre a origem desta comemoração (Wikipédia).

De 15 a 19 de abril – Semana da leitura – Cimo de Vila

(Clique nas imagens para ver mais acerca desta atividade)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De 08 a 13 de abril – Semana Concelhia da Leitura

TEMA DO MAR

  • Concurso de origamis: pesquisas na Internet, interpretação de esquemas e construção dos origamis.
      • Vencedor do Concurso de origamis: José Miguel Rodrigues, 6.º C.

 

 

 

 

 

 

A equipa da biblioteca aconselha-te leituras online sobre o tema do MAR.

No Cata Livro, um sítio de referência dedicado à literatura infanto-juvenil, podes ler os seguintes livros:

 

Azul Blue Bleu

http://cataflash.catalivros.org/m013/AV_FOL_transicao_azul_blue_bleue.html

O aquário

http://cataflash.catalivros.org/m003/AV_0024_FOL_transicao_o_aquario.html

 

O Mistério do Búzio Azul

 

 http://cataflash.catalivros.org/m003/AV_0021_FOL_transicao_o_misterio_do_buzio_azul.html

A Rosinha, o Mar e os Sonhos

http://cataflash.catalivros.org/m003/AV_0020_FOL_transicao_rosinha_o_mar_os_sonhos.html

O Mar

 

http://cataflash.catalivros.org/m003/AV_0025_FOL_transicao_o_mar.html

15 de março 2013 – Entrega de diplomas aos melhores leitores da Biblioteca de Cimo de Vila

 

 

 

 

 

 

 

 

Ver mais

De 18 a 22 de fevereiro – Semana da matemática – Cimo de Vila

(Clique nas imagens para ver mais acerca desta atividade)

15 de novembro 2012 – Contadora de histórias

Esteve presente a contadora de histórias Ana Esteves na EB de Cimo de Vila em 15 de novembro.

As histórias exploradas foram Da horta para a compostagem, Música na floresta e Um dia de História com o avô Pedro.

Nesta atividade dinamizada pelas professoras bibliotecárias do Agrupamento, participaram a EB de Cimo de Vila e Jardim de Infância, a EB de Moreira e o Jardim de Infância de Branzelo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

16 de OUTUBRO – Dia da Alimentação

Entre os dias 15 e 19 de outubro, realizou-se na Biblioteca da Escola EBS À Beira Douro – Medas e na E.B./J.I. de Cimo de Vila a “Semana da Alimentação”:

  • Destaque de livros sobre o tema.
  • Apresentações.
  • Histórias – Hora do conto com alunos de Educação Especial.
  • Roda dos Alimentos.
 

 

OUTUBRO 2012 – Mês internacional das bibliotecas escolares

 

  Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship – IASL, o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares… “. O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.

Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.

Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.

As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio.

 

26 de setembro – Dia Europeu da Línguas

 

No dia 26 de setembro de 2011, na biblioteca da Escola Básica e Secundária – À Beira Douro, comemorou-se o Dia Europeu da Línguas.